Funções das Pregas Vocais




Funções das Pregas Vocais


A fonação é apenas uma das funções exercidas pelas pregas vocais, além de fonar elas apresentam as seguintes atividades:  
1 - Proteção das vias aéreas superiores.  Assim como a epiglote, toda vez que deglutimos as pregas vocais se fecham. 
2 - Selamento laríngeo.  Quando fazemos força, seja quando precisamos deslocar um objeto no espaço, seja fazendo exercícios de musculação, seja  para mergulhar na piscina, para "ir ao banheiro" ou para "dar à luz", nossas pregas vocais tendem a se fechar realizando o fechamento laríngeo para que tenhamos "força" para executar a tarefa. 
  
3 - Reflexo da tosse.  Quando algum elemento estranho consegue penetrar em direção às vias respiratórias as pregas vocais realizarm o "reflexo da tosse" na tentativa de expulsá-lo.  

4 -  Função de fonação


Durante as atividades dos ítens 1, 2 e 3 as pregas vocais se fecham e se apresentam tensionadas.  Para a fonação, no entanto, devem estar relaxadas.



Para cantar (falar)  é preciso que as pregas vocais estejam numa posição inicial de relaxamento. 


Se temos o impulso de fonar, as pregas vocais devem estar relaxadas para que o ar vindo dos pulmões possa, através do "efeito Bernoulli" possa sugar as pregas uma em direção a outra. 
Com o movimento de ar para fora, ocorre pressão subglótica, que afasta as pregas vocais e permite a saída de ar.  Com a saída de ar ocorre queda de pressão subglótica e as pregas se fecham novamente.  Com as pregas fechadas a pressão subglótica se forma... E assim sucessivamente. 

Percebe-se, desta maneira, que o som da voz resulta do equilíbrio entre duas forças:  a do ar que vem dos pulmões, que pode ser chamada de força aerodinâmica, e a força muscular oriunda das pregas vocais, que pode ser chamada de  força mioelástica. Esta é a base da Teoria Mioelástica-Aerodinâmica de produção da voz, proposta por Van Den Berg em 1954.  A compreensão desta teoria está estreitamente ligada à descrição do efeito Bernoulli.  

Observe que a prega vocal vibra a 440 Hz (440 vezes por segundo) apenas para o lá central do piano.  Para o lá uma oitava abaixo elas vibram 220 Hz (220 vezes por segundo) e para o lá uma oitava àcima do lá central do piano as pregas vocais vibram a 880 Hz (880 vezes por segundo).  


Lembrem-se:

Quando inspiro -  as pregas vocais estão abertas (abdução)

Quando expiro sem fonar - as pregas vocais estão abertas (abdução)

Quando faço força -  as pregas vocais tendem a se fechar (adução)

Quando fono -  as pregas vocais vibram. (adução e abdução a elevada velocidade) 

Quando as pregas vocais vibram apresentam um padrão de abertura e fechamento extremamente rápido, não visível a olho nu.

4 comentários:

  1. e legal,eu gostei porque alem de aprender e interessante para que quer aprender.

    ResponderExcluir
  2. Ola, gostaria de saber se nos sons graves que região das cordas vocais se utiliza (se é na regiao curta das cordas) e nos sons agudos se utiliza a região longa das cordas vocais. Obrigado

    ResponderExcluir